@2023 INSTITUTO BIORREGIONAL DO CERRADO | desenvolvido por Alisson Sindeaux

  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
EVENTOS
VIVENCIA
COMUNITÁRIA
NOTÍCIAS
SUSTENTABILIDADE
CERRADO
ECOVILAS
ASSENTAMENTOS 

February 25, 2019

November 11, 2018

September 27, 2018

September 11, 2018

August 25, 2018

Please reload

Posts Recentes

UnB na Ecoaldeia Aratikum

October 22, 2018

1/6
Please reload

Posts Em Destaque

7 anos de existência

25/02/2019

 

Escrevo para celebrar os 7 anos de existência do nosso instituto, nosso pequeno grande IBC está completando seu primeiro setênio!

No primeiro setênio (0-7anos), nossa criança IBC empregou todas as suas energias para o desenvolvimento de seu físico, desde árvores até casas. Éramos nada em uma terra árida, hoje temos materializações, temos um corpo feito de construções, flora, fauna e pessoas, que segue crescendo.

Nesta fase, toda criança deve sentir que “o mundo é bom” e através dessa sensação desenvolver a CONFIANÇA no AMBIENTE em que vive e nas PESSOAS com quem convive. E assim o fizemos dentro da Ecoaldeia Aratikum...

 Neste período acontece a SEPARAÇÃO DA MÃE, um momento importante para a psique e para o corpo. Uma TRANSMUTAÇÃO importante, em que a consciência da criança IBC toma conhecimento sobre si mesma. Depois deste processo, a dor, inerente em qualquer separação, pode nos acompanhar com maior frequência. As mãos doces da mamãe já não vão afagar nossas cabeças a todo momento.

 

O QUE NOS ESPERA?

O segundo setênio (7-14 anos) promove um profundo DESPERTAR do sentimento próprio. Nesta fase o pequeno jovem IBC deve sentir que “o mundo é belo”. É nesse ponto que a AUTORIDADE dos pais e professores assume um papel importante, pois será através desta autoridade amada que receberá a imagem do mundo.

Se a autoridade é EXCESSIVA, a criança pode se tornar mais introvertida e ter uma VISÃO PESADA E CRUEL do mundo. Se a autoridade e cobrança são MUITO FLUIDAS E SEM RESSONÂNCIA, a criança pode se tornar mais extrovertida, o que a leva a DESCONHECER SEU LIMITE E O D@ OUTR@ e ter uma VISÃO DEMASIADAMENTE LIBERTÁRIA do mundo, não inibindo COMPORTAMENTOS PERIGOSOS.

Nesse novo ciclo que se inicia em 26/02/2019, as NORMAS e os HÁBITOS estão sendo absorvidos no nosso instituto e o desenvolvimento sadio do mesmo está relacionado à HARMONIA das relações de AUTORIDADE, VALORES, LIMITES E PERMISSÕES.

 

VIVA O INSTITUTO BIORREGIONAL DO CERRADO!!! Projeto que tod@s nós escolhemos para investir, cuidar, plantar, manter, construir, viver, criar, fazer girar e trazer abundância e prosperidade!

 

OBS.: Este texto foi compilado por mim depois de ler e refletir sobre setênios nos sites http://www.sab.org.br/fewb/pw3.htm, http://vilamamifera.com/…/a-crianca-no-primeiro-setenio-0-…/, http://vilamamifera.com/…/o-jovem-no-segundo-setenio-7-14-…/ e https://www.jrmcoaching.com.br/…/a-teoria-dos-setenios-os-…/

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square