@2023 INSTITUTO BIORREGIONAL DO CERRADO | desenvolvido por Alisson Sindeaux

  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
EVENTOS
VIVENCIA
COMUNITÁRIA
NOTÍCIAS
SUSTENTABILIDADE
CERRADO
ECOVILAS
ASSENTAMENTOS 

February 25, 2019

November 11, 2018

September 27, 2018

September 11, 2018

August 25, 2018

Please reload

Posts Recentes

UnB na Ecoaldeia Aratikum

October 22, 2018

1/6
Please reload

Posts Em Destaque

Eco-Camping IBC

27/09/2018

 

               

               O Eco-Camping IBC é o lugar ideal para quem quer vivenciar o cotidiano de uma ecovila na Chapada dos Veadeiros.

O Instituto Biorregional do Cerrado é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve três projetos principais: a criação de um assentamento humano sustentável: a Ecoaldeia Aratikum; um EcoCentro Pedagógico, para a pesquisa e difusão de práticas e tecnologias sociais sustentáveis; e a criação de uma RPPN, uma área de preservação na área que faz divisa com o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Além disso, temos uma ampla participação política, com representantes no Conselho Municipal de Meio Ambiente, Conselho Gestor da APA de Pouso Alto, Conselho de Desenvolvimento Rural, entre outros.

               

                 A Ecoaldeia Aratikum é formada por um grupo de pessoas das mais variadas profissões: professores, artesãos, agricultores, permacultores, entre outros. Pessoas que moravam em grandes centros urbanos, mas que tinham o desejo de viver uma vida mais sã, com relações mais profundas entre as pessoas e com a natureza. E, assim, nossos caminhos se cruzaram aqui na Chapada dos Veadeiros, e decidimos construir, juntos, essa vida alternativa que tanto desejávamos.

Todas as casas da aldeia seguem os princípios da bioconstrução e da permacultura. Experimentamos e implementamos diversas técnicas como: adobe, hiperadobe, bacias de evapotranspiração, círculo de bananeiras, etc. Também desenvolvemos tecnologias sociais como: almoços coletivos, mutirões, tomadas de decisão sociocráticas, etc.

                  Além disso, buscamos desenvolver a dimensão espiritual por meio de práticas como o mambeadeiro, rituais com medicinas das florestas, etc. Não seguimos nenhuma religião específica, embora tenhamos muita afinidade com as tradições indígenas da América Latina, constantemente recebendo nosso txais para rituais.

 

                   Nosso instituto foi oficialmente constituído em 2012. No entanto, a ocupação mais intensa do território tem se dado nos últimos três anos. Tornamo-nos guardiões de uma terra degradada, assumindo a responsabilidade de regenerá-la. Nesse processo, nem tudo está pronto. Portanto, não espere luxo.

 

                   O local é lindo e existe uma dose considerável de “rooteza”. Nossos sanitários são secos, nossas duchas são de água fria. (A ducha quente é exclusivamente destinada às mães, crianças e anciões). Mas tudo isso é recompensado pela magia deste território: o céu incrivelmente estrelado, o pôr-do-sol mais lindo da Chapada, a maravilhosa variedade de pássaros e aves, e a energia de pessoas incríveis que estão aqui formando esta comunidade. E tudo isso a apenas 4 km do centro de Alto Paraíso de Goiás.

 

                    No Eco-Camping, você pode optar apenas pela hospedagem e uso das duchas, banheiros e internet. Ou você pode escolher também entre uma diversidade de serviços que nossos ecoaldeanos oferecem: alimentação vegetariana ou vegana, terapias, guiagem para cachoeiras, observação de pássaros, oficinas de permacultura, palestras sobre o movimento das ecovilas, entre muitos outros.

 

                    Alguns acordos do nosso camping são: aqui é proibido o consumo de bebidas alcoólicas e de carnes. Todos os resíduos devem ser destinados às composteiras ou latões de reciclagem. Os rejeitos (todo o resíduo que não pode ser reciclado nem compostado) devem ser recolhidos pelos visitantes e levados para lixeiras na cidade. Como estamos em uma área extremamente seca, só podem ser feitas fogueiras nos locais a elas destinados, sempre com o cuidado de não deixá-las desatendidas. O acesso para o Rio dos Couros só deve ser feito com o acompanhamento de um dos residentes. Nossas águas cinzas (dos chuveiros e pias) são tratadas com círculos de bananeiras, que não suportam o uso de sabonetes bactericidas. Procurem sempre trazer produtos de higiene biodegradáveis.

 

Inicialmente, nosso camping funcionará de sexta a segunda. Ao ficar hospedado conosco, você está não só se permitindo uma experiência transformadora, mas também estará apoiando a viabilização deste projeto sustentável!

 

Venha nos conhecer e conte para os seus amigos!

 

Entre em contato conosco no e-mail: ecocentroibc@gmail.com

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square