@2023 INSTITUTO BIORREGIONAL DO CERRADO | desenvolvido por Alisson Sindeaux

  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
EVENTOS
VIVENCIA
COMUNITÁRIA
NOTÍCIAS
SUSTENTABILIDADE
CERRADO
ECOVILAS
ASSENTAMENTOS 

ONDE ESTAMOS

Escolhemos cuidadosamente onde queríamos construir nosso sonho coletivo, por isso, considerando a situação planetária, nossos ideais, necessidades pessoais e coletivas, e a importância do Cerrado, decidimo-nos por Alto Paraíso de Goiás. 

 

A cidade de Alto Paraíso de Goiás está localizada no Nordeste do Estado de Goiás, pertencendo à Chapada dos Veadeiros e, desde 2001, à Área de Proteção Ambiental - APA de Pouso Alto. Localiza-se a 230 km de Brasília (DF) e a 412 km de Goiânia-GO. A sua altitude é de aproximadamente 1.300 metros. O clima tropical de altitude, é seco e frio no inverno e ameno e úmido no verão. 

 

Somos vizinhos do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, uma unidade de conservação de proteção integral à natureza. O Parque abrange hoje uma área de 240 mil hectares de cerrado de altitude. Em dezembro de 2001, foi incluído na lista do Patrimônio Mundial pela UNESCO.

O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro. Estende-se por uma área de mais de dois milhões de quilômetros quadrados e abrange oito estados do Brasil Central, num total de 22% de todo o território nacional. É considerado um dos principais berços de águas do país. Abastece as três maiores bacias hidrográficas da América do Sul e alimenta três dos maiores aquíferos do mundo, reservatórios subterrâneos imensos que abastecem rios e nascentes, entre eles o Aquífero Guarani. É a savana com mais biodiversidade do mundo.