EVENTOS
VIVENCIA
COMUNITÁRIA
NOTÍCIAS
SUSTENTABILIDADE
CERRADO
ECOVILAS
ASSENTAMENTOS 
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon

@2023 INSTITUTO BIORREGIONAL DO CERRADO | desenvolvido por Alisson Sindeaux

INSTITUTO BIORREGIONAL

DO CERRADO

Somos uma organização não-governamental, localizada na área rural de Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos Veadeiros. Entre os nossos projetos estão:

- Ecoaldeia Aratikum: um assentamento humano sustentável (ecovila);

- Ecocentro Pedagógico: centro de ensino/aprendizagem constante para transições para a sustentabilidade e de preservação e restauração da biorregião do Cerrado

- Criação e manejo de unidades de conservação (RPPNs): em fase de desenvolvimento

- Articulação política biorregional: participação em conselhos comunitários locais e regionais e na Rede Pouso Alto Agroecologia.

 

Nossa organização foi oficialmente constituída em 2012. Durante a co-criação

dos nossos sonhos, com muito esforço e amor, estamos construindo

um processo comunitário desafiador, mas que nos leva sempre adiante. Somos um grupo de formação diversificada em torno da Cultura da Sustentabilidade. Almejamos viabilizar a criação e incubação de saberes, sonhos e boas práticas para um mundo melhor, mais justo, viável, harmônico, alegre e sustentável.

 

Realizamos cursos, oficinas, vivências, mutirões e programas de voluntariado. Nossa organização se baseia em decisões circulares, economia biorregional, permacultura, ecopedagogia e tecnologias sociais de baixo custo. 

ESTRUTURA E GOVERNANÇA

O IBC tem sua estrutura e metodologia de tomada de decisões orientadas pela Sociocracia, que orienta-se pelos valores da equivalência, da transparência e da eficácia. 

 

O sistema de governança é baseado em círculos de tomada de decisões ligados por representantes eleitos. O Conselho Gestor para o mandato 2017-2019 tem a seguinte formação:

  • Coordenadora Institucional: Chyslia Fernanda

  • Coordenador Jurídico-Administrativo: Caroline Rodrigues

  • Coordenadora Financeira: Pamela Hata

 

Além dos cargos acima descritos, fazem parte do Conselho Gestor um representante eleito por cada Programa Permanente, hoje Círculos de Comunicação, Ecoaldeia, Ecocentro, Infra-Estrutura, Agroecologia e Projetos, além de um representante do Conselho Fiscal.