INSTITUTO BIORREGIONAL
DO CERRADO
Somos uma organização não-governamental, localizada na área rural de Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos Veadeiros. Entre os nossos projetos estão:
- Ecoaldeia Aratikum: um assentamento humano sustentável (ecovila);
- Ecocentro Pedagógico: centro de ensino/aprendizagem constante para transições para a sustentabilidade e de preservação e restauração da biorregião do Cerrado
- Criação e manejo de unidades de conservação (RPPNs): em fase de desenvolvimento
- Articulação política biorregional: participação em conselhos comunitários locais e regionais e na Rede Pouso Alto Agroecologia.
Nossa organização foi oficialmente constituída em 2012. Durante a co-criação
dos nossos sonhos, com muito esforço e amor, estamos construindo
um processo comunitário desafiador, mas que nos leva sempre adiante. Somos um grupo de formação diversificada em torno da Cultura da Sustentabilidade. Almejamos viabilizar a criação e incubação de saberes, sonhos e boas práticas para um mundo melhor, mais justo, viável, harmônico, alegre e sustentável.
Realizamos cursos, oficinas, vivências, mutirões e programas de voluntariado. Nossa organização se baseia em decisões circulares, economia biorregional, permacultura, ecopedagogia e tecnologias sociais de baixo custo.
ESTRUTURA E GOVERNANÇA
O IBC tem sua estrutura e metodologia de tomada de decisões orientadas pela Sociocracia, que orienta-se pelos valores da equivalência, da transparência e da eficácia.
O sistema de governança é baseado em círculos de tomada de decisões ligados por representantes eleitos. O Conselho Gestor para o mandato 2017-2019 tem a seguinte formação:
-
Coordenadora Institucional: Chyslia Fernanda
-
Coordenador Jurídico-Administrativo: Caroline Rodrigues
-
Coordenadora Financeira: Pamela Hata
Além dos cargos acima descritos, fazem parte do Conselho Gestor um representante eleito por cada Programa Permanente, hoje Círculos de Comunicação, Ecoaldeia, Ecocentro, Infra-Estrutura, Agroecologia e Projetos, além de um representante do Conselho Fiscal.