@2023 INSTITUTO BIORREGIONAL DO CERRADO | desenvolvido por Alisson Sindeaux

  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
EVENTOS
VIVENCIA
COMUNITÁRIA
NOTÍCIAS
SUSTENTABILIDADE
CERRADO
ECOVILAS
ASSENTAMENTOS 

faça parte do ibc

É com alegria que recebemos o seu interesse em conhecer nossa proposta de um empreendimento sustentável que iniciamos no começo de 2012, no coração do Brasil, paralelo 14, na Biorregião da Chapada dos Veadeiros – Alto Paraíso de Goias.

Trata-se de um instituto (ONG) que tem um eixo sócio-educativo-ambiental e outro focado na co-criação de um assentamento humano sustentável, chamado de Aldeia Aratikum. Somos guardiões de 120 hectares de terra no cerrado, num processo de ocupação resiliente.

Nesta terra temos hoje casa e cozinha comunitárias, banheiros secos, duchas, área de camping, redes elétrica e hidráulica alcançando 70% da área de ocupação, "kupixawa" uma grande casa de encontros multiuso, sauna, forno a lenha, domo geodésico, espaço para crianças, área de reciclagem e de manejo de podas, hortas e viveiro. Somos cerca de 20 associad@s investidor@s (e suas respectivas famílias) e atualmente temos 13 unidades familiares em construção com algumas famílias já morando na ecoaldeia.

 

A Proposta da Aquisição de Título Associativo Cristal

Entrar em um projeto como este não se resume a comprar um título associativo para usufruir de uma área "X" e ter uma taxa mensal de manutenção. É uma escola viva! Um aprendizado contínuo...  Um treinamento exaustivo de Serviço autogestionado, circular, não hierarquizado, expansivo, algumas vezes conflitivo e bastante abnegado. Criar um Centro Eco-pedagógico e uma Ecoaldeia, manter uma Associação ativa, um grupo harmonizado e um constante processo receptivo de construção é uma missão que precisa ser regada sempre.

Mais do que uma proposta de investimento é uma proposta de integração com os propósitos do IBC (indispensável a leitura integral do estatuto e regimento da Ecoaldeia para a compreensão dessa proposta) e missões e objetivos que estamos construindo, gradativamente, junt@s.

Após a leitura desta carta, se tiver interesse na aquisição de um Título Associativo Cristal (direito de uso de um terreno que pode ser de 2,5 ou de 5 mil metros quadrados e participação no projeto comunitário), entre em contato pelo email: ibc.cerrado@gmail.com