@2023 INSTITUTO BIORREGIONAL DO CERRADO | desenvolvido por Alisson Sindeaux

  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
EVENTOS
VIVENCIA
COMUNITÁRIA
NOTÍCIAS
SUSTENTABILIDADE
CERRADO
ECOVILAS
ASSENTAMENTOS 

APOIE NOSSOS PROJETOS

Esteve aqui e viu que o projeto é real ? Se interessou nos projetos e quer participar mesmo distante?

Tem pra ajudar e procura alguém que vai transformar essa energia ?

O dinheiro é a energia de troca mais usada nos últimos tempos. Vivemos um momento de transição e uma economia do bom viver é o passo concreto em direção a esse novo mundo que queremos. Nessa perspectiva conseguimos perceber o dinheiro refletir claramente o fluxo de energia da nossa vida, como lidamos em nossas relações, o que entregamos ao mundo e o que esperamos dele.

​Fazendo parte de algum desses projetos que estamos construindo, sem nenhuma forçada na amizade você já entra pra família IBC e claro, com sua respectiva contra partida ;)

APOIE O ECOCENTRO

Faça parte da criação desse espaço na zona rural de Alto Paraíso, para estudos, pesquisas e práticas regenerativas, estabelecendo um centro de referência em cultura da resiliência para a formação de agentes multiplicadores em tecnologias sociais e educacionais baseadas na permacultura popular, bioconstrução, agrofloresta, ecopedagogia e saberes tradicionais.

REFORMA CASA MÃE

Nossa casa mãe é verdadeiramente aquele colo que está ali sempre que um filho precisa. Uma estrutura que estava pronta quando entramos na terra e que nos guarda ainda em bons momentos de trocas, reuniões, banhos quentes, etc.

Se você já esteve aqui como ela é necessária nesse alto da montanha, com seu wi-fi rolando, com pôr do sol dando show, pequena estrutura pra trabalhar.

​Depois de algumas reformas de expansão com banheiro e rebocos, agora chegou a vez de uma estrutura crucial que depois dessas chuvas se mostrou totalmente abaladas que é o telhado. Novas telhas, novos apoios, fiação elétrica nova.

PROJETOS

FORNO PIRÓLISE

O IBC realizou um convênio com a Prefeitura Municipal para o recebimento e gestão das podas e galhadas da cidade como política pública para a diminuição de resíduos encaminhados para o lixão e produção de biofertilizantes para comercialização e aumento da produção agroecológica na região.

CENTRAL DE RECICLAGEM

Precisamos de apoio para colocar uma máquina de reciclagem de papel industrial pra funcionar e garantir mais esse avanço na espiral da abundância. Parte do orçamento também é destinado ao galpão da reciclagem que merece uma boa reforma com aumento de área e cobertura. 

CENTRO DE COMPOSTAGEM

No momento estamos em parceria com a prefeitura de Alto Paraíso de Goiás e recebemos diariamente podas e galhadas que vem direto da cidade. Esse material é muito rico em nutrientes pra terra. Um banco biológico depositado de carreta em carreta na área destinada desse manejo. Em nosso plano ideal uma equipe garante a chegada, separação e triagem desse material, forma as leiras de compostagem com o material já triturado, mistura com outros elementos biológicos produzindo vários tipos de adubos e biofertilizantes.

AGROFLORESTA E SEGURANÇA ALIMENTAR

Estamos dentro da APA Pouso Alto e somos vizinhos do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Mais da metade de nossa área é protegida em nosso design permacultural, 

sendo assim já uma reserva. Nas áreas comunitárias e todo seu entorno com a aldeia e pedaços de terra ociosa que vive um processo de regeneração devido a degradação por décadas, em passos de formiga avançamos na braquiária. 

Temos algumas hortas, um pequeno viveiro para criação de mudas, e a idéia é fazer muito mais. Plantar água para as próximas gerações. Garantir segurança alimentar para as famílias que vivem na aldeia. 

Faça parte dessa regeneração

Dados Bancários

Banco Itaú (341)

Ag: 5315

C/C: 06291-8

CNPJ: 15.814.446/0001-27