@2023 INSTITUTO BIORREGIONAL DO CERRADO | desenvolvido por Alisson Sindeaux

  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
EVENTOS
VIVENCIA
COMUNITÁRIA
NOTÍCIAS
SUSTENTABILIDADE
CERRADO
ECOVILAS
ASSENTAMENTOS 

aldeia aratikuM

O principal projeto do IBC é a consolidação de um assentamento humano sustentável. Essa comunidade, chamada de Aldeia Aratikum, localiza-se na fazenda de 120 hectares, do IBC, a 4,5 km do centro de Alto Paraíso. De acesso fácil, vizinha na face oeste ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV), com água em abundância (zonas de campos úmidos), e comunicação via celular. Encontra-se a uma altitude média de 1350m.

 

A terra, bem como a RPPN – Reserva Particular (em fase de planejamento), está em nome do Instituto Biorregional do Cerrado-IBC. Cada investidor tem um titulo associativo que lhe dá o direito de uso das áreas comunitárias e ocupação privada de uma área, em formato hexagonal, que chamamos de Cristal. Nessa área o titular ecoaldeano pode construir uma casa (sob a co-orientação e aprovação dos critérios socioambientais  construidos coletivamente e descritos no Termo de Uso e Aquisição do Cristal), hortas e realizar outras ações.

 

As áreas de construções individuais (cristais) representam um quarto do total da terra. Além de uma área de preservação permanente, o desenho permacultural prevê áreas de plantio e outras atividades comunitárias, um ecocentro e cozinha comunitários, área para crianças e outros espaços sociais, que estão sendo gradativamente implantados.